Tem um tempinho já, tava eu aqui em casa estudando sobre teorias da comunicação e aquelas outras coisas marotas que normalmente caem em concursos da área de jornalismo. Até que eu cheguei no nome Claude Elwood Shannon e vi que o cara era o “pai da teoria da informação”. Pensei: “Pô, esse cara é foda, tenho que estudar saporra”. De cara, na primeira pesquisa na Wikipedia que fiz (não me condene por isso) vi que o cara fala de entropia da informação.

Esqueci logo o que eu estava pesquisando e passei a pensar se eu não estou “entropado”, saturado de informação. Aliás, entrar em TVTropes, Wikipedia e IMDb sempre me fazem perder o fio da meada (alguém já pegou uma meada na mão?). Fico a maior parte do dia basicamente olhando para um monitor, checando informações, comentando informações, revisando informações e até mesmo criando informações (como este texto aqui). Além de olhar, escuto música praticamente o dia inteiro e, até mesmo quando estou almoçando, levo meu notebook para a cozinha e deixo ele lá em cima da mesa tocando algum podcast. À noite ainda assisto televisão, coisa que vem me deixando cada vez mais entediado a cada dia. Todo intervalo eu levanto para tomar água, comer alguma bobagem (o que vem me deixando com uma protuberância abdominal cada vez maior) ou simplesmente ir para a varanda andar de um lado para o outro. Mas, bah, estaria realmente eu recebendo tantas vozes de informação que, juntas, estão provocando o mais puro e sombrio silêncio?

 

Tinha que ter um botão "CALA BOCA, PORRA!" nas interwebs
Tinha que ter um botão “CALA BOCA, PORRA!” nas interwebs

 

Comecei a minha investigação pelas redes sociais. São os ambientes internéticos onde passo mais tempo. São 3 redes sociais conectadas praticamente todo o tempo em que estou online: Twitter, Facebook e Reddit. Além delas, a aba do Gmail (pode ser considerada uma rede social?) está sempre lá aberta. Acesso a Skynerd regularmente. É uma quantidade de posts, tweets, compartilhamentos e conversações que deve ultrapassar, a cada 24h, toda a bibliografia de Tolkien. Mas será que tudo isso é realmente necessário? Meu ambiente é a internet e é com isso que quero viver o resto da minha vida. Então é natural (pelo menos para a minha mente perturbada) que eu fique inteirado de todas as novidades, sejam elas uma discussão muito boa, repleta de links e controvérsias no Reddit ou um novo funk que tá bombando no Youtube.

Essa quantidade gigantesca de informação faz necessariamente mal para nós? Não sei. Pode ser que, daqui alguns anos, eu não consiga lembrar de nada do que eu falo/faço hoje em dia. No entanto, estar inteirado de tudo, não ser um noob, ajuda em diversas situações como aquela em que você precisa conversar com um fotógrafo ou com um designer e sabe tudo o que eles estão falando só porque leu aquele link da Wired ou do Daily Dot que alguém passou no Reddit. Isso é essencial, por exemplo, para evitar discussões inúteis sobre assuntos que não entendo. A internet tá cheio disso. Manja só: todo mundo é especialista em política interna da Venezuela, de Cuba e do Vaticano. Todo mundo entende de tudo. E é essa quantidade absurda de bobagem falada à sério que gera a entropia. São linhas e linhas discutindo algo que não se entende. E como gosto de bater palma pra maluco, não consigo deixar de não ver. Meus olhos se voltam para a besteira de uma forma que é difícil controlar. Aliás, deixo claro que, se você me ver comentando sobre aquilo que não entendo, pode ter certeza que estou apenas zoando.

Aliás, de todas as redes sociais que acesso regularmente, o Reddit é a melhor de todas. Isso porque, ali, a maioria das discussões que entro (nem que seja só para lurkar) são mais aprofundadas. Diferente dos comentários do Youtube, os jovens do Reddit sabem usar o Google para argumentar antes de falar merda. Obviamente que ele não supera a fuleiragem, o baguncismo, a OUSADIA E ALEGRIA do Twitter. O Twitter pra mim é a sala da 6ª série, é onde eu jogo bolinha de papel nos outros. Já o Facebook serve basicamente para conversas e praquela stalkeada esperta. Das três, a que mais me enche o saco com certeza é o Facebook. A falta de um botão de procurar me deixa confuso. Quando alguém fala “procura lá no meu perfil que você acha” eu nunca encontro. E as imagens só pioram isso. Sejam elas de piadinhas ou de assuntos interessantes, só aumentam desnecessariamente as informações. Ainda bem que o Twitter não tem imagens. Isso me faz lembrar que li em algum lugar (não favoritei, não salvei = tá no limbo cerebral) que o Reddit precisava mudar seu layout para permitir imagens (ou pelo menos imagens em tamanhos maiores em alguns fóruns). Tomara que nunca mude. Aquela baderna é facilmente controlada com textos e links.

 

/Games = pessoas inteligentes
/Games = pessoas inteligentes

 

Então o grande problema de entropia (que deixou de ser entropia a partir daqui a passou a ser cansaço visual) é o layout poluído? Quanto maior a quantidade de opções e cores numa rede social, mais ela é tosca. A simplicidade (lembrei do meu último post) é essencial para uma rede social. Ela é feita para entrar em contato com os outros, não para brilhar como uma estrela. Sei lá. Isso ainda me gera muita dúvida. A confusão do Facebook me desencoraja a procurar qualquer coisa nele.

Taí. Meu grande problema reside na seleção das informações. Não são todas as pessoas que dizem coisas interessantes o dia inteiro. Não são todos os idiotas que repassam apenas idiotices. Não são todas as threads do /front que estão ali somente por serem importantes. Queria que existisse algum programinha que, baseado no que a gente mais gosta de ver, seleciona só aquilo que a gostaríamos de ver. Não me importo em ser um corno digital. Não me importo que um robô pense por mim. Só quero que minha cabeça pare de latejar no final do dia. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s