No longínquo ano de 1994 (DEUS! Quase 20 anos! Posso chamar de longínquo mesmo), tivemos os lançamentos de dois jogos incríveis que ditaram como os games do gênero deveriam ser a partir dali. Super Metroid, o melhor jogo de vai-e-volta que existe, e Donkey Kong Country (que depois veio DKC2, que é o melhor jogo de plataforma EVER). Mas esse ano cabalístico para a indústria dos videogames (assim como 1997 foi para o mundo) não ficou marcado por isso. Ele entrou para a história pela quantidade de videogames novos lançados.

Para começar, temos os periféricos. Tivemos o chip Super FX e o Super Game Boy para o SNES e o 32X, que deixava seu Mega Drive semelhante a um Transformer tunado from hell with lasers. Mas não parou por aí. Ao longo do ano foram lançados os seguintes consoles: Atari Jaguar (LOL), 3DO (lançado por Panasonic e outras empresas menores), Sega Saturn e Sony PlayStation. O que aconteceu nesse ano? Ninguém sabe, mas aparentemente deu a louca na indústria de games.

Panasonic 3DO: quem foi o desgraçado que deu "OK" pra esse projeto?
Panasonic 3DO: quem foi o desgraçado que deu “OK” pra esse projeto?

E sabe o que está acontecendo em 2013? Uma nova loucura. Não tanto como antigamente, mas quase isso. Esse ano teremos, no mínimo, o anúncio dos sucessores de Xbox 360 e PS3. Só que aí temos os novos aventureiros nesse mercado. Já foram anunciados um console portátil da Nvidia (WHAT?) que rodará Android e fará streaming de jogos via placas acima de GTX 660 (WH…WH…WHAT?!). O outro anúncio foi o do Piston, da Xi3 (quem?), que rodará Linux (olha a merda) e Steam (tem apoio da Valve). Tivemos também um periférico da Microsoft chamado IllumiRoom. Ele provavelmente será lançado com o próximo Xbox e com o Kinect 2 e, só de assistir o vídeo, eu fico com epilepsia LIKE CRIANÇAS JAPONESAS ASSISTINDO O EPISÓDIO DO PORYGON.

O console da Nvidia (com o nome “piada pronta” de SHIELD) me parece mais uma tentativa de alguém se dar bem no mercado de Android. O Android já dominou a área dos smartphones e, neste ano, se tornará a plataforma de games mais jogada (escute o que eu digo). Alguém quer dominar essa parada. O Google Play taí pra foder com tudo. Mas pensa só que foda esse aparelho da Nvidia conseguir emular jogos de PS2, Xbox e outros? Ia ser foda. Imagina um trambolho daquele, que mais parece um controle de Xbox que tomou suplemento alimentar, rodar todas essas paradas antigas? Hardware confiável nós teremos, pois a Nvidia não falha nesse aspecto. Resta saber o apoio que essa ideia terá.

Quanto ao Piston é difícil o pequeno computador ir pra frente com Steam e Linux junto. Só irá pra frente se rodar Windows. O Steam tem poucos jogos pra Mac. Pra Linux então, pfff. A grande diferença é que eles tem a parceria da Valve. Só isso já vale muita coisa. Mas, se for verdade que a Valve vai lançar um Steambox, ou seja, um console próprio, esse Piston já nasce fracassado. Mas seria legal ter um computador superpoderoso ao lado da TV.

Olha o tanto de entrada e porta USB que tem nesse Piston. Vai dar pra plugar sua casa inteira aqui.
Olha o tanto de entrada e porta USB que tem nesse Piston. Vai dar pra plugar sua casa inteira aqui.

A maioria desses lançamentos de novos videogames vem de encontro ao aumento crescente do mercado de videogames. Pense nas outras indústrias semelhantes como a cinematográfica ou a fonográfica. Elas estão passando por modificações profundas. A primeira, com avanços tecnológicos e a segunda, bem, a segunda está morrendo. Esse mercado todo novo de distribuição digital, jogos indie e plataforma Android está aí para ser explorado. A indústria de videogames está passando por uma transformação que não vemos desde a chegada dos consoles 3D. Numa dessas, uma grande como Nintendo pode ir pro saco de uma hora pra outra. Alguém virá aí e dominará essa porra toda. O problema é que, como em todos os mercados, muitos aventureiros aparecem só para ganhar dinheiro, não pensando na comunidade gamer. Nada contra quem deseja apenas ganhar dinheiro, mas, pra quem pensa nos gamers, como eu, isso é ruim.

E quer saber de uma coisa? O que o Gabe Newell lançar eu quero comprar. Inclusive Half-Life 3. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s