Vocês devem ter reparado pelos meus últimos post a quantidade de vezes que eu cito As Crônicas de Gelo e Fogo. Ou eu faço referência a algum personagem ou então falo que preciso arranjar tempo pra ler O Festim dos Corvos. Posso dizer que As Crônicas de Gelo e Fogo é a principal série de livros (o nome disso é saga né?) que jamais li durante a minha vida. E vou explicar o motivo.

As crônicas deste curto período da história de Westeros tem muito do que eu buscava em um livro. Particularmente, eu gosto pra caramba de putaria. E quando essa putaria vem carregada de panos de fundos, intencionalidades e conspirações, tudo fica melhor ainda. Afinal, quem não gostava das histórias de Emmanuelle? Ninguém chora no Twitter à toa. Mas as Crônicas não são apenas putarias. O que mais me atrai são os diálogos muito bem construídos. Uma vez que Martin não é um escritor muito bom para descrever cenas de ação, batalhas e brigas de bar, ele resolveu se concentrar nos pequenos detalhes de conversas aparentemente despretensiosas e nas personalidades fortes (ou fracas) dos personagens.

De cara, querendo ou não, alguns personagens chamam tanto a atenção que é difícil não gostar deles desde o começo. Tyrion deve ser unanimidade entre os fãs da série, em especial por causa de sua insolência e de sua falta de freio quando o objetivo é sacanaear alguém. No entanto, apesar dele fazer parte da “família má” da saga, suas decisões são, muitas vezes heroicas. Isso cria uma coisa estranha no momento da leitura. Por causa dessas diferenças e pela facilidade de se morrer (e, como vi no livro 3, de se voltar à vida) em Westeros, nunca sei se meu personagem favorito morrerá sem dó nem piedade. Tywin e Cão de Caça morreram e não simplesmente não consegui acreditar.

 

Se Arya morrer minha cabeça irá explodir

 

De uns tempos pra cá, entendi muito bem o motivo da obra de Martin ter me conquistado. Ela é a primeira obra adulta de fantasia que estou lendo após ter me tornado adulto. Li O Senhor dos Anéis muito moleque. Lembro de ter me entendiado em muitas partes. Talvez eu dê uma chance para Tolkien novamente no futuro, só para saber como será minha nova leitura. Diferente de O Hobbit, a história de Frodo é bem mais pesada. Apesar de não chegar perto dos estupros e mortes hediondas das Crônicas, seu ambiente é um tanto quanto diferente para um moleque de 13 anos.

Tem outros motivos também. O fato dos capítulos serem curtos e focados no ponto de vista de uma pessoa ajuda para duas coisas. O primeiro reside na velocidade de leitura. Dinâmica é algo essencial para um livro. Ao ler livros de fantasia com 832 personagens espalhados por quilômetros de florestas e cidades, é normal que você deseje saber o que está acontecendo naquele exato momento na outra ponta do mapa. Assim, capítulos curtos (bem como o segundo o motivo do começo deste parágrafo) te ajudam a manter a vontade de continuar acompanhando aquela história. Quando leio, sempre penso assim: “De quem será que é o próximo capítulo?”. Esse exercício de adivinhação facilita a manutenção da minha atenção.

Ah, e antes que alguns comecem a dizer que não dá pra comparar as Crônicas com a trilogia do Anel, já digo: concordo. Não tem nada a ver um com o outro. Para quem sabe o básico do conceito da jornada do herói, logo vê que não há heróis na série. As que chegam mais perto disso são Daenerys e Arya. Aliás, quando leio sobre Daenerys, só consigo relacionar sua jornada com a de Jesus na Bíblia. Só que com peitinhos e muito sangue.

 

A atriz que faz Daenerys… eu pegava… fácil

 

As Crônicas de Gelo e Fogo se tornou um objeto de paixão. O dia que passo sem ler ao menos um capítulo é um dia vazio. Como me avisaram várias vezes na internet, O Festim dos Corvos é o pior livro da série. Seu começo é um martírio. Mas vejo isso como algo normal. A maioria dos livros e filmes que contam o meio de uma história são entediantes. Quem aqui idolatra As Duas Torres? Ninguém. Por isso, uma série que me conquistou por umas 2000 páginas até agora tem crédito para dar vacilada.

Deixe uma Resposta

