Sim, quem quiser me desejar parabéns hoje tá valendo. Estou completando 21 anos. Não que seja uma data comemorativa importante. Não é. Aniversário não significa nada. De forma real, o que muda na sua vida? Nada. Mas aí tem o espírito de porco que manda  seguinte: “Ain é a data para repensar sua vida, suas escolhas, seus projetos”. Ah, vá te catar! Vai dizer que você espera uma data específica pra isso? Que merda de vida a sua hein. Olha, a partir de agora não vou mais chamar de aniversário. Vou fazer que nem nas Crônicas de Gelo e Fogo (sim tô viciado nessa porra): a partir de hoje, 6 de novembro será “o dia do meu nome”.

Pra começar tive o azar de nascer em 6 de novembro. Imagina só que foda se eu tivesse nascido em 5 de novembro? Poderia colocar como primeiro tweet do dia “REMEMBER, REMEMBER…”. PQP. Isso seria epicamente épico. Mas não, fui nascer um dia depois, perdendo toda a mística da… vingança?

Bom, minha mãe também não comemora aniversários. Peguei esse costume dela. Aniversário não é motivo de comemoração. Em especial quando se está chegando aos 60, como é o caso dela. Entendam uma coisa: envelhecer não é bom. A quantidade de velinhas no seu bolo determina se você é criança o suficiente para comemorar mais uma passagem de ano ou idiota o suficiente para comemorar mais uma ruga na cara.

 

Um bolo ou uma fogueira de São João?

 

Eu comemoro poucas datas. Não vou lembrar de cabeça justamente porque sou péssimo com datas. Por exemplo, dia da toalha é legal, afinal O Guia do Mochileiro das Galáxias (apesar de não estar no meu top 10 de livros) foi muito importante para a formação do meu caráter, em especial quanto ao humor. Aliás, uma data só deve ser comemorada se ela representa algo para a formação do seu caráter. Sou fã do SNES, logo comemoro seu aniversário de lançamento todos os anos. Como me contaram no Twitter, existe gente que comemora o dia do whisky (ou seria uísque, ou UYZKI?). E esse povo tá certo.

Se você tivesse renascido no dia do seu aniversário, aí sim teria um motivo para comemorar. Mas aniversário não é comemoração. É apenas uma data como outra qualquer. Ou você vai dizer que Natal é uma data importante? Uma data falsamente religiosa e mascarada de comercial? Prefiro logo comemorar a data de um livro, uma coisa que tá na minha cara que é voltado para o consumo (assim como todas as boas coisas da vida). Ou então o Ano Novo. O que tem demais a virada de um ano? A chegada de novas contas pra pagar? Melhor ainda: a justificativa para pular sete ondas? E o Carnaval, a festa mundana do povo? Você vai comemorar que teve a coragem de pegar aquela baranga somente por motivos de coma alcoólico? Tá isso até renderia comemorações se você fosse o Dragonborn da folia.

 

Olha o matador de dragões aí geeeeeeeente! Explode coração na maior FLE-CHA-DA! É lindo meu Dragonborn! Obliterando e invadindo essa cidade!

 

Odeio colocar a data de meu aniversário nas redes sociais. Primeiro porque tenho preguiça de ficar curtindo e respondendo desejos de alegria, saúde, paz e bençãos de Deus. Segundo porque só mando “Feliz aniversário, Fulano” apenas por educação e porque aquele presente embrulhado do lado direito do Facebook me incomoda fortemente. Não consigo usar a parada com aquele maldito ícone ao lado. Aí respondo logo pra ele sumir dali. E terceiro: entendo que a maioria das pessoas não pensa como eu. Logo, elas valorizam essa data. E, ao menos em um dia do ano, é legal ter o ego massageado. Ou não.

4 thoughts on “O porquê d’eu não comemorar mais aniversários

  1. Disse tudo penso assim tbm, nunca gostei de comemorar aniversários, nunca vi sentido nisso, pra que esperar um ano p comemorar sua vida se vc vive todos os dias? acho que a melhor forma de comemorar sua existência a vivendo bem seu dia a dia. Eu tbm não comemoro nenhuma dessas datas populares, acho tudo besteira, e uma maneira de o comércio faturar só isso. Prefiro comemorar conquistas particulares, algo importante p mim, não essas datas simbólicas, que te empurram goela abaixo.

Deixe uma Resposta

