A virada do século XX para o XXI é de uma dicotomia cultural que não se sabe como o mundo continuou o mesmo depois disso. Tá, exagerei (demais), estou falando bosta, mas é inegável que os idos dos anos 1999, 2000 e 2001 nos trouxeram pérolas como o auge do bom-mocismo/quarterback-do-bem de Backstreet Boys ao lado do radicalismo juvenil de uma série como Tony Hawk Pro Skater. Ao longo de toda a saga (que, pra mim, teve seu auge em THPS 2), reparamos como um jogo pode moldar uma juventude.

Novamente estou exagerando, mas THPS fez muitos moleques (e garotas, inclusive) desejarem saber andar de skate. Óbvio que só malucos poderiam achar que poderiam andar na escola da vida real como andavam em School, ou então andar nas hélices de um helicóptero como no mapa Hangar. Mas, além da atitude, THPS nos trouxe a vontade de andar de skate.


Frustração: nunca aprendi a andar de skate



Mesmo com os gráficos muito piores do que na versão para PlayStation, conheci a série no Nintendo 64 e já em THPS 2. E, como eu era bastante idiota naquela época (pra falar a verdade, até hoje), demorei dias pra aprender a dar um kickflip sobre dois telhados (quem jogou manja do que eu tô falando). Aliás, nunca fui nacionalista, mas sempre gostava de jogar com Bob Burnquist, o skatista mais completo da série. Até na versão de GBA ele era melhor. E por falar em GBA, segundo a Wikipedia, esta versão é considerada o primeiro jogo em 3D para portáteis.


Mas além do visual realista, dos objetivos malucos e das manobras impossíveis, o que a série traz de melhor são as músicas. Acredito que muitos passaram a curtir rock naquela época (exceto eu). Dava vontade de parar de “fazer o barulho com o skate” e ficar prestando atenção só em canções como a maravilhosa Guerrilla Radio:



Depois veio THPS 3, que, mesmo não mantendo o nível em questão de mapas, trouxe loucuras muito bem-vindas (que se tornaram exageradas na série Tony Hawk Underground) como a possibilidade de se jogar com Darth Maul, Wolverine e um carinha da série Doom. Isso deixava todo mundo maluco. E a trilha sonora tinha Ace of Spades. Confesso que eu não entendia quase nada do que o cara dizia até chegar no nome da música. Mas era foda.



A série perdeu bastante da graça em THPS 4 (tanto que mudaram de nome). Valia principalmente pela trilha sonora ótima e chicante. Tinha umas 40 músicas e poucas baixavam o nível. Tínhamos TNT do ACDC, a modinha do System of a Down da época, a galhofagem do Iron Maiden, Metallica com Fuel (bem legalzinha), NWA com Express Yourself (que veio a aparecer em GTA: San Andreas pouco tempo depois) e, a melhor, Anarchy in the UK, do Sex Pistols. Quem não gostava de cantar a plenos pulmões que era “o anticristo”? Existe algo mais rebelde que isso?

Chegamos em 2012 e estamos próximos do lançamento de Tony Hawk Pro Skater HD (PC, PS3, 360). Pelo jeito, o game trará o melhor dos dois primeiros games que faziam a molecada se debulhar. Os melhores mapas e músicas. A lista de músicas é a seguinte:

  1. “Bring the Noise” Anthrax featuring Chuck D (THPS 2)
  2. “Superman” Goldfinger (THPS)
  3. “When Worlds Collide” Powerman 5000 (THPS 2)
  4. “Heavy Metal Winner” Consumed (THPS 2)
  5. “May 16” Lagwagon (THPS 2)
  6. “No Cigar” Millencolin (THPS 2)
  7. “You” Bad Religion (THPS 2)
  8. “The Bomb” Pigeon John (nova na série)
  9. “We the People” Lateef the Truthspeaker (nova na série)
  10. “Marathon Mansion!” Pegasuses-XL (nova na série)
  11. “Teenage Blood” Apex Manor (nova na série)
  12. “Please Ask for Help” Telekinesis (nova na série)
  13. “Flyentology (Cassettes Won’t Listen Remix)” El-P featuring Trent Reznor (nova na série)
  14. “USA” Middle Class Rut (nova na série)

Achei razoável. Poderia melhorar se adicionassem Cyco Vision do Suicidal Tendencies (THPS) e Police Truck do Dead Kennedys (THPS). Mas acho que, independente das músicas, quem vai jogar esse jogo com certeza serão os fãs da antiga série. Pelo menos eles não acrescentaram bandas como Green Day, o que já me deixa bastante feliz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s