Então, pra quem não sabe, dentro de mais ou menos um mês, meu primeiro (e talvez, único sobrinho) vai chegar. Essa será a primeira (e talvez, única) vez em que vou ter contato, ainda que só de vez em quando, com uma criança. Afinal, cuidar de uma criança/filho/capeta é difícil, mas estragá-lo mostrando as coisas ruins da vida é muito fácil e divertido.

Obviamente que, para abraçar a cultura nerd, meu sobrinho vai ter que aprender a ler pelo menos. Ou saber o que fazer com um joystick (opa!). Pra começar, vou ensiná-lo a gostar dos jogos antigos. Com aperto no coração por causa da possível quebra no processo, vou jogar com ele games clássicos de Super Nintendo da minha infância e que, por causa do enredo, se encaixam bem na temática infantil.





Se um dia ele ficar compenetrado desse jeito, vou gritar um
EPIC WIN!



Os games iniciais serão Super Mario World, The Lion King e Alladin. Este último, OMFG, joguei muito quando era um pequetucho sapeca (oownnnnn, fariam muitas garotas do Facebook agora) e só fui conseguir terminá-lo quando fiquei mais velho. Nada melhor pra uma criança pequena de, sei lá, uns 2 anos, do que um jogo de plataforma dos mais lentos que já joguei e onde há maçãs maconhadas que deixam os adversários doidões. Perfect! O jogo do Rei Leão será para ensiná-lo como os jogos antigos tinham uma dificuldade absurda logo na segunda fase. E Super Mario World… bom acho que não preciso explicar.

Claro que não vou concentrar meu sobrinho apenas no mundo audiovisual (olha como falei bonito). Experiências táteis também são muito importantes. Óbvio que não estou falando de brincar na terra (se bem que eu brincava muito e todo dia chegava em casa sujo), nem de soltar pipas (brincadeira idiota) e muito menos de subir em “pé de fruta pra robá manga” (isso ainda existe?). Estou falando de brincadeiras educativas com Lego e de jogos de tabuleiro como Banco Imobiliário. Lego ajuda a criança a ter senso espacial e jogos de tabuleiro estimulam o raciocínio, inclusive voltado para o lado da matemática e, neste caso, da educação financeira. A porra começará a ficar séria quando o filho-da-mãe começar a me humilhar em War ou xadrez (ou, no futuro, até mesmo num pôquer, quem sabe).



Que calculadora o quê, moleque! Tem que fazer as contas de cabeça!



Leitura é essencial. Se o moleque não gostar de ler logo no começo da infância esquece: é melhor dar uma chuteira, uma bereta (sempre quis ter uma) ou uma espingarda pica-pau (aquelas de matar passarinho), brinquedo preferido de 9 em cada 10 crianças que se tornarão serial-killers. Mas é claro que a literatura brasileira possui poucos livros interessantes para uma criança. Sítio do Picapau Amarelo é um desses. Meu preferido sempre foi A Reforma da Natureza que, além de realçar a imaginação de modificar o que está errado, tem uma pegada meio scary. Por ser mais simples, esse será um dos primeiros. Logo no começo, é importante já apresentá-lo à O Hobbit, o livro do Tolkien mais voltado para crianças. Porém O Hobbit é pra quando o moleque aprender a ler. Ou quem sabe eu não faço um audiobook para o presente de aniversário hein? Isso ia ser demais!


Uma aventura em busca de um tesouro perdido.
Quem não gosta disso?



Pra ajudar, a dieta gordurosa que minha irmã e meu cunhado levam facilitará o aumento de massa abdominal do infante, dificultando a apreciação dos prazeres da vida social. Só isso já facilita no projeto “Meu futuro sobrinho nerd” que tem realização da Rede Globo em parceria com a Unesco.

Só um adendo (diria um nobre amigo meu): se o moleque não gostar de nada disso, entrega nas mãos de… de ninguém! Ser nerd daqui a 20 anos será obrigação para o ingresso no mercado de trabalho. Se ele não for nerd, que vá limpar motor dos carros voadores ou por óleo em máquinas de teletransporte.

Deixe uma Resposta

