Algumas manias na internet nos fazem perder horas. Sempre tem um site maldito, um joguinho em flash ou a mais pura forma de entretenimento, a sacanagem (peraí? Pura?), para nos prender por horas, dias ou até meses a fio. Aprofundando mais, temos os sites que nos permitem conhecer tantas coisas novas que abrimos novas abas, novas abas e nunca conseguimos parar. O pior é que foi um desses que eu descobri, ou melhor me recomendaram anteontem. É o StumbleUpon.




Stumble your interests? Pronto, fudeu



Ele não é feito originalmente para abrir dentenas de abas. Ele não é um database de todo o conhecimento de uma área, como o Metacritic, o IMDb, a Wikipedia ou o TVTropes (ah! o TVTropes…). Ele é feito só para que você desperdice umas boas horas nele, ou, se você for uma pessoa de “locadora de elite”, conseguirá pautas para seu blog que vai chegar uma hora que você vai arregar e dizer “CHEGA!”.

Por exemplo, acabei de dar um Stumble! aqui e me apareceu uma lista de IPs de sites importantes. No que ele pode ser útil? Se a SOPA, a PIPA ou qualquer uma dessas leis/tratados ridículos passarem a valer e meus sites favoritos caírem ao digitar o endereço http:// deles, posso simplesmente dar pegar o IP e jogar lá no espaço da URL.

Mas como esse StumbleUpon funciona? Para começar, você pode fazer um vínculo diretamente com seu perfil do Facebook. É, o fim dos logins + senhas já chegou faz tempo. Depois você é apresentado a um cardápio de temas de interesse. Tique os que te interessam, clique no botão “Stumble!” e passe a receber conteúdos randômicos sobre aquilo que você mais gosta.



A barra de tarefas mais viciante do mundo



E não fica só nisso. Como toda rede social que se preza, ele permite dar like e dislike (chupa Facebook!) no conteúdo que você está vendo. Ainda é possível explicar o porque que você não gostou da página: se já a tinha visto, se a página não carregou ou se teve spam. E também é possível bloquear aquele site. Continuando o lado social, é possível compartilhar via Facebook, Twitter e LinkedIn (aí, Oishi!), selecionando quem receberá a bagaça.

E, OMFG, dá até pra deixar comentários no Stumble sem precisar ir na caixa de comentários do blog ou site. Lá você pode entrar em contato com quem já passou por lá. Outra coisa essencial é que é possível mandar mensagens pessoais pra outras pessoas, revisitar aquele site que você gostou a partir do like que você deu, selecionar os principais “canais” de comunicação que você usou, ver por onde passou no History e, putz, descobrir um mundo novo.



Meu perfil. Sim, um especialista em avatar
usa a mesma foto em todas as redes sociais



Pode parecer que estou empolgado com o StumbleUpon e estou mesmo. Ao menos pra mim, ele está servindo para obter novos conhecimentos que vão além do que as pessoas compartilham no Facebook ou postam no Twitter. É uma independência informacional, E tá servindo para melhorar o inglês, uma vez que a maioria das páginas está neste idioma.

[INFORME PUBLICITÁRIO MODE ON]: O que você está esperando? Venha logo para o StumbleUpon!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s